SAIBA DO QUE VOCÊ PRECISA PARA ENTRAR NO MERCADO DE ATUAÇÃO ARTÍSTICA

colheita-de-maos-batendo-palmas-com-placa_23-2147807419

O primeiro passo para quem está pensando em ingressar no universo de atuação, é deixar de lado os estereótipos e os clichês da mídia: Na profissão do ator, são exigidos muita dedicação e estudos para atingir o sucesso. A imagem glamourosa construída ao redor das celebridades em nada combina com a instabilidade da rotina de um ator ou com os longos ensaios que antecedem uma estreia. Entretanto, com persistência e empenho , é sim possível fazer da paixão por atuar uma profissão.
Quem almeja se tornar ator profissional deve estar sempre atento às oportunidades, buscando por novos desafios e projetos para crescer. Não existe uma fórmula a seguir e também não apenas um caminho possível para quem quer atuar, mas é possível tornar mais fácil a jornada e aumentar as suas chances de sucesso. Saiba como é possível a seguir.

Faça um Curso de Teatro
Cursos técnicos e superiores é um bom caminho para aqueles que já têm alguma experiência, mesmo que pequena. Através dessa formação, você fica em contato com profissionais do teatro e agentes de elenco, além, de aprofundar tecnicamente a arte da interpretação.
A pessoa que conclui um Curso de Teatro recebe ainda o Registro Profissional conhecido como DRT e pode atuar no mercado com os preços designados pelo sindicato. Porém, muita atenção com este item, pois para que a instituição consiga emitir o DRT, ela deve ser reconhecida e autorizada pelo MEC, por isso, antes de se matricular, informe-se.
Aqui na BRAAPA o nosso Curso de Formação Profissional de Atores é reconhecido pelo sindicato e promovemos a carga horária necessária para obter o DRT, sem erro. Confira mais: www.braapa.com.br

Procure Por Uma Agencia De Atores
Todo ator precisa ter um book fotográfico e um videobook, onde poderá apresentar seu trabalho e perfil. Tendo esse material em mãos, ficará mais fácil ser selecionado pelas agências que redirecionam os atores para publicidade, propaganda, institucionais, entre outros.
Esse tipo de agência mantem uma boa demanda e trabalha com perfis variados, o que aumenta as suas chances de ser chamado. O contrato pode ser feito com várias agências, já que não há nenhum acordo de exclusividade entre elas.

Além disso, ao se apresentar, adote algumas posturas essenciais, como:
🎬 – Seja cordial com todos;
🎬 – Vista-se adequadamente;
🎬 – Seja pontual;
🎬 – Vá aos testes preparado e;
🎬 – Seja paciente.

A primeira oportunidade pode demorar a aparecer, Mas, seja persistente, não desista!

Inicie como Figurante
É bem menos concorrido do que os papéis principais das novelas, a figuração está quase sempre presente nos programas de televisão. Pode não ser o maior cachê pago, mas sem dúvidas, será uma boa oportunidade de conhecer o funcionamento interno de uma equipe de televisão e criar mais intimidade com uma câmera. Outro ponto positivo é conhecer pessoas que estejam envolvidas nesse meio e que possam, futuramente, oferecer novas oportunidades para você.

Aventure-se pelas Webséries
As webséries são uma novidade que estão em alta, com o mercado em pleno crescimento. Com temas e abordagem muito variáveis, para públicos de todos os tipos, essas séries oferecem oportunidades para atores freelance e em início de carreira. Trata-se de uma forma de produção muito mais dinâmica, com boa saída e também visibilidade, além de dar ao ator iniciante uma experiência muito valiosa.

Experimente o Teatro Infantil
Se você ainda não se acha maduro o suficiente para encarar os palcos, comece por um caminho mais leve, com produções voltadas para as crianças. Esse é um nicho que também possui bastante demanda, e o grau de exigência é menor do que no teatro adulto. Mas, isso não quer dizer que irá trabalhar menos: a entrega e a dedicação para os papéis exigem tanto quanto em qualquer outro tipo de espetáculo, e trabalho no Teatro Infantil pode ser uma oportunidade de ouro para ganhar experiência e aprimorar o currículo.
Lembre-se, o primeiro passo para a sua carreira artística é manter-se informado sobre a profissão.
Boa sorte!

Fonte: bookcasting

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *