Foto: Márcio Claro@2018
Globalização, Internet, mecanização e todos esses avanços tecnológicos, nos distanciam de nossos princípios básicos. Afinal o que somos: máquinas? Ou seres humanos?
A cada dia necessitamos resgatar nossos sentimentos mais profundos, devolver nossa espontaneidade, enfim reencontrar aquela criança que a cada dia vai se distanciando de nós mesmos, sendo sufocada pelo cotidiano.
O teatro, através da comédia e principalmente enfocando o “Clown/Palhaço”, estimula nossa criatividade, libera nossas emoções, nos aproxima da nossa criança e das outras pessoas de uma forma mais plena, tornando o nosso viver mais prazeroso.
O Outro lado do Riso…, é um Workshop de introdução a “Comicidade e ao Lúdico”, é uma iniciação ao cômico, enfim é uma tentativa de tornar mais fácil o desenvolvimento desta difícil tarefa que é “fazer rir”.
O clown é um eterno desajustado com as coisas cotidianas, é inapto para tarefas corriqueiras, é um ator desnudado de máscaras e arquétipos, é covarde e corajoso, é bom e é mau, enfim é um “ser humano na sua plenitude”, um flagrante de humanidade.
A Comédia Contemporânea, que chega ao grande público está se distanciando do Lúdico, da Poesia e do Patético, elementos que sempre estiveram presente em grandes atores (Charles Chaplin, Buster Keaton, Peter Selers, Oscarito, Grande Otelo e muitos outros).
Objetivamos com esse Workshop despertar o “espirito Clownesco“, buscar o lado engraçado que todos nós temos, mas que normalmente bloqueamos, também daremos noções básicas do trabalho de Palhaço em hospitais.
Programação geral:
– Panorama histórico cultural do clown/Palhaço
– Surgimento e evolução
– Linhas de trabalho
– Espaços de atuação (circo, cinema, TV, teatro, rua)
– Expressão corporal (aquecimento)
– Descobrindo as possibilidades corporais para o clown
– Andar, Correr, Sentar, olhar
– Como trabalhar com objetos do cotidiano
– Bola, Cadeira, Comida
– Descobrindo suas potencialidades e explorando suas deficiências
– Romântico, Bruto, Lúdico, Patético, Arrumadinho, Atrapalhado
– O elemento surpresa e o inusitado
– A cumplicidade / e a triangulação
– Um jeito único para fazer: um discurso, uma mágica, contar uma piada
– O Palhaço no ambiente hospitalar.
– Como entrar no quarto
– Reconhecendo o espaço
– Observando os pacientes / acompanhantes / Equipe médica
– Aprendendo a trabalhar em dupla
SOBRE EDUARDO MANCINI – FORMAÇÃO ARTÍSTICA:
– Clown – Cristiane Paoli Kitto – Gabriel Guimard
– Cinema – Studio Fátima Toledo (núcleo de atores)
– Teatro – Espaço Teatro & Cia (Rubens Brito)
CINEMA:
– Boleiros – 1998 –
– Hugo Giorgetti – Personagem – Líder da Gaviões da Fiel
– A Hora Mágica – 1999 –
– Guilherme De Almeida Prado – Personagem – Cenotécnico
– Mangueira “Amor Que Fica“ – 2000 Marco Altberg – Personagem – Ator De Teatro
– Bicho De Sete Cabeças – 2001
– Lais Bodanski – Personagem – Interno do manicômio
– Carandiru – 2004
– Hector Babenco – Personagem – Dono do Bar
– O Casamento De Romeu E Julieta – 2005
– Bruno Barreto – Personagem – Torcedor
– Os Doze Trabalhos – 2007
– Ricardo Elias – Personagem – Mano Veio (Motoboy)
TELEVISÃO – CONTRATO – GLOBO:
– Escrito nas Estrela (2010) – Elizabeth Jhin – Direção – Papinha – Personagem – Manoel (Lider de Comunidade)
– Eterna Magia ( 2007 ) – (Elizabeth Jhim) – Direção – Ulisses Cruz – Personagem – Gonzaga – Barbeiro
– Esperança – 2002 ( Benedito Rui Barbosa ) – Direção – Luiz Fernando Carvalho – Personagem – Amadeu ( Morador do Cortiço )
OUTRAS PARTICIPAÇÕES:
– Cilada Personagem – Médico
– Diarista Personagem – Pastor ( Piadistas Anonimos )
– Belíssima Personagem – Italiano
– Denise Fraga – Personagem – Garçon
– Zorra Total – Personagem – Várias participações
– Chico Anisyo (O Belo e as Feras) – Personagem – Contador
– Torre de Babel – Personagem – Detetive
– SBT – Fascinação e Razão de Viver
TEATRO:
– 2011 a 2012 – Pesadelo – Texto e Direção – Tin Urbinatti
-2009 a 2010 – Foices, Fuzis e Fações (Adaptação dos Fuzis Da Sra Carrar) – Texto e Direção – Maria Cecília Garcia
-2005 a 2006 – Hoje o Dia Promete – Texto – Eduardo Mancini e Cleo Moraes – Direção – Eduardo Osório
– 2000 a 2004 – Sos Planeta Terra – Texto – Eduardo Mancini Direção – Cleo Moraes
– 1997 a 2001 – Guerra Dos Sexos – Direção – Maisa Aché
– 1998 a 2000 – O Mundo Mágico De Monteiro Lobato Texto – Maisa Aché
– 1995 – Alberto Santos Dumont – Texto – Dario Uzam Direção – Lourival Brasil
– l992 a 1995 – O Homem Que Calculava – Texto – Malba Tahan Direção – Celso Saiki
– l991 a l994 – O Pequeno Imperador Texto – Atilio Bari Direção – Milton de Almeida
– l990 a 1995 – Caras De Plauto Texto – Tito Plauto Direção – Milton de Almeida
– l989 a l990 – Mirandolina Texto – Carlo Goldoni Direção : Milton de Almeida
– l987 a l989 – Mandrágora Texto – Maquiavel Direção : Milton de Almeida / Jamil Dias
OUTRAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS:
– Ministra oficinas de teatro e de Clown
– Autor / Diretor e Produtor de Teatro
– Há 10 anos Desenvolve trabalho de Palhaço em Hospital e ONG
Confira mais em: https://bit.ly/2FeyfAx
#embreve #sampa #beneficiosdoteatro #curso #cursointensico #formaçãoprofissionaldeatores #cursodedublagem #sejaumdublador #braapa #turmasmatinais #turmasnoturnas #teatro #tv #cinema #cursodeteatro #escoladeteatro #vilamadalena #sumare #incriçoesabertas #garantasuavaga #euamoteatro #vemparaoteatro #novembro2018