3 Dicas para decorar texto como um ator profissional

318-C4-Audio-SECONDARY_2

Para ser um ator não requer apenas habilidades intuitivas e artísticas, como saber atuar e improvisar bem, decorar textos é um lado bastante minucioso na carreira dos atores.

Qualquer pessoa que precisou decorar um texto sabe que não é tão simples. Às vezes, os trechos são repetidos à exaustão, e mesmo assim, ainda saem algumas palavrinhas erradas. Decorar até mesmo um parágrafo pode demorar horas. Até mesmo quem tem uma inteligência mais artística, pode sofrer muito nesse momento.
Então o esforço que os atores têm que fazer para decorar, às vezes, páginas e mais páginas de textos, é muito grande.
Aqui vão algumas dicas para decorar textos de acordo com as suas características pessoais, para que você possa adaptar as técnicas com o que funciona para você.

São 3 tipos de aprendizagem:

🎬 1º Aprendizado Visual:
Serve para aquelas pessoas que aprendem e decoram melhor com auxílio de imagens, marca-textos, diagramas e tabelas. Normalmente, gostam de fazer anotações ao redor das páginas e lembram rápido do que escreveram.

🎬 2º Aprendizado Auditivo:
Aquelas pessoas que têm facilidade em reter conteúdos transmitidos oralmente ou por áudios. Quem adora assistir a uma aula ou a uma palestra, sabendo na ponta da língua o que foi dito.

🎬 3º Aprendizado Sinestésico:
São aquelas pessoas que precisam se movimentar e agir para conseguir assimilar o conteúdo. Geralmente, para decorar, elas encarnam um papel em frente ao espelho ou criam vídeos para aprender. Este, talvez, seja o mais comum para os atores.

Agora que você sabe em qual grupo se encaixa, vamos às dicas:

🎬 1º Atores com aprendizado visual:
A dica é “Leia bastante e anote”. Já que você tem facilidade em absorver imagens, o ideal é ler e anotar bastante para que você consiga visualizar o texto na sua cabeça enquanto estiver atuando.

A atriz Mayana Neiva, comentando sobre o seu próprio processo de decorar os textos dá uma dica para quem aprende melhor visualmente:
“grifo as diferentes intenções de fala com marcadores de cores diferentes e memorizo pelas cores”.

🎬 2º Atores com aprendizado auditivo:
Para os auditivos a dica é “Leia em voz alta por várias vezes” O ideal para quem aprende melhor ouvindo é evitar fazer leituras silenciosas. Você deve falar o texto alto, pois se não se lembrar do texto escrito, você se lembra da própria voz enquanto passava o texto.

Em entrevista ao Vídeo Show, o ator Malvino Salvador deu uma dica preciosa: “quando eu tenho um número muito grande de texto e estou muito cansado, sem paciência, eu gravo as minhas cenas. Fica melhor ouvir do que estudar no papel. Passo meu texto estudando”. Não é uma ótima ideia gravar a primeira vez que você passa o texto e, depois, ouvi-las novamente.

🎬 3º Atores com aprendizado Sinestésico:

A dica para os sinestésicos é “ENSAIE ENSAIE ENSAIE”. Neste caso você aprende muito melhor quando está agindo e se movimentando.
Sendo assim, a melhor maneira é pegar o texto e ensaiar com alguém ou até mesmo frente ao espelho. Quanto mais ação e movimento, melhor!

A atriz Bárbara Paz deu uma excelente dica na sua entrevista para o Vídeo Show: “Quando eu tenho muito texto, pego alguém para bater comigo, para estudar comigo”. Pedro Malta dá outra dica: “Eu sempre gosto de decorar olhando para o espelho”.
Independente do seu tipo de aprendizagem, tenha em mente que a repetição é a chave para todos os tipos. Não adianta fazer só uma ou duas vezes: você tem de passar o texto à exaustão até sentir que ele flui naturalmente na sua memória.

Outra dica importante é não ficar frustrado se não conseguir das primeiras vezes, pois o nervosismo e a ansiedade prejudicam ainda mais a memória. Saiba que é normal levar um bom tempo para decorar o texto, até atores consagrados sentem essa dificuldade.

Agora que você encontrou o seu tipo de aprendizagem, é só colocar essas técnicas em prática veja o quanto lhe ajudará.
Aproveite e participe do nosso Curso Intensivo de Formação Profissional de Atores e coloque em prática as técnicas aprendidas, além de adquirir mais conhecimentos com o nosso curso.
Saiba mais: https://bit.ly/2xxltZO

Fonte: BookCasting

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *