10 Leituras indispensáveis para atores

photo-1525715843408-5c6ec44503b1

A leitura é fundamental para qualquer pessoa, sendo ele um ator ou não, nunca é demais obter conhecimento, isso ajuda a abrir os horizontes e a nos despertar em muitos sentidos. Mas, o nosso foco aqui, são para atores que estão em formação. Por isso, trouxemos uma lista de 10 grandes livros com métodos de exercícios e com renomados nomes do Teatro Mundial, que serão de grande valia para você que quer engajar nesse mundo. Confira:

🎬 1- História Mundial do Teatro – J. Guinsburg:
Trata-se de um manual para atores profissionais e amadores, professores e crianças, escola, centros comunitários. Para os diretores de teatro propicia uma compreensão dos problemas enfrentados pelos atores e das técnicas para solucioná-los. Promove, ainda, uma discussão dessa atividade na educação, na dança, na psiquiatria, na convivência social e na criatividade artística.

captura2

🎬 2 – O Jogo Teatral no Livro do Diretor – Viola Spolin:
Este livro é uma aplicação prática do famoso método pelo qual Viola Spolin foi chamada ‘a grã-sacerdotisa do teatro improvisacional’. A autora mostra, de forma lúdica, como suas técnicas podem ser utilizadas em larga variedade de situações, e também para o amadurecimento e a integração dos participantes do projeto teatral.

🎬 3 – Dicionário de teatro – Patrice Pavis:
É uma obra conhecida internacionalmente que Traz verbetes, traduzidos por professores e pesquisadores do campo, onde são sintetizadas e discutidas questões da dramaturgia, da encenação, da estética, da semiologia e da antropologia da arte dramática, o que o constitui o saber sobre a história, a teoria e a prática da criação teatral.

🎬 4 – O Ator invisível – Yoshi Oida:
Neste manual da arte de representar, o autor demonstra a amplitude de sua experiência nas técnicas de representação, do Oriente e do Ocidente, do tradicional e do experimental, do texto escrito e do improvisado, do cinema e do teatro, do corpo a voz.

captura5

🎬 5 – Cartas à uma Jovem Atriz – Marília Pera:
Contemplando a visão de Marília Pêra, este livro mostra o verdadeiro papel do artista na sociedade brasileira, além de trazer, em pormenores, as dificuldades, os prazeres, as ilusões e a realidade desta profissão secular idolatrada pelos brasileiros em geral. Marília ensina, por exemplo, que nada deve ser feito se não for bem feito e que todos, de um modo ou de outro, são artistas da vida que levam.

🎬 6 – O teatro Épico – Anatol Rosenfeld:
O autor se lança através da história do teatro, pondo em relevo as manifestações do épico na cena do Ocidente, desde sua emergência na Grécia por meio da análise dos recursos e peças utilizadas por dramaturgos, diretores e correntes teatrais, seja da Idade Média, do Renascimento e do Barroco, ou da época elisabetana, do Romantismo e do Naturalismo até a sua cristalização maior na dramaturgia brechtiana. Uma importante contribuição de Anatol Rosenfeld para os estudos literários e teatrais.

🎬 7 – Performance Como Linguagem – Renato Cohen:
A partir da observação das realizações de artistas como Joseph Beuys, Laurie Anderson e grupos como o Fluxus, entre outros, são focalizadas as diversas vertentes da performance, que vão dar ritualização à arte conceitual, bem como ao chamado teatro de imagens. Estudando a manipulação de signos com que os artistas criam estas formas de encarnação imagística e expressiva dos espaços cênicos, propõe uma espécie de ‘antimídia’ que se contrapõe ao discurso da mídia institucionalizada.

Capturar8

🎬 8 – Improvisação para o Teatro – Viola Spolin:
Manual para atores profissionais e amadores, professores e crianças. Para a escola e os centros comunitários oferece um detalhado programa de oficinas de trabalho. Aos diretores de teatro propicia uma compreensão dos problemas enfrentados pelos atores e das técnicas para solucioná-los. Promove, ainda, uma discussão dessa atividade na educação, na dança, na psiquiatria, na convivência social e na criatividade artística.

captura9

🎬 9 – O Teatro Brasileiro Moderno – Décio de Almeida Prado:
Décio de Almeida Prado é um dos poucos homens de teatro que podem contar na primeira pessoa cinqüenta anos de teatro no Brasil – primeiro, enquanto espectador assíduo, nos anos 30; e, a partir do pós-guerra, através de uma atividade crítica que é pedra fundamental do moderno teatro brasileiro. Décio dá aqui seu testemunho na análise das principais realizações dramatúrgicas e cênicas de meio século decisivo no curso da arte dramática nacional. Assim, o acompanhamos desde o teatro de Procópio Ferreira, passando pela criação do TBC – que por sua vez originou o Arena e o Oficina – para finalmente chegar à multiplicidade algo diluidora do teatro atual. ‘O Teatro Brasileiro Moderno’, dessa forma, é uma chave para a compreensão de um espetáculo que ainda não terminou.

captura10

🎬 10 – O que é Dramaturgia? – R. Pallotini:
“O que é dramaturgia” pretende – e consegue – expor a leitores dos mais variados tipos os segredos da arte de escrever roteiros, textos dramáticos e afins, além de fornecer aos estudiosos do assunto informações sobre os princípios teóricos básicos desse tema. Pensado para quem inicia a sua caminhada, “O que é dramaturgia” insiste em não complicar quando é possível explicar.

Desejamos uma ótima e proveitosa leitura a todos! 📚🎬

#dicasdeleitura #livros #beneficiosdoteatro #curso #cursointensivo #formaçãoprofissionaldeatores #cursodedublagem #sejaumdublador #braapa #turmasmatinais #turmasnoturnas #teatro #tv #cinema #cursodeteatro #escoladeteatro #vilamadalena #sumare #incriçoesabertas #garantasuavaga #euamoteatro #vemparaoteatro #dezembro2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *